sábado, 31 de dezembro de 2011

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

2011

Estive a fazer um balanço deste 2011 que está prestes a acabar.
Tentei categorizar os acontecimentos em bons e maus, mas acabei por concluir que foram mais os intermédios. No entanto aqui vão alguns dos momentos que marcaram o meu ano.

O melhor do ano foi ter tido uma gravidez espetacular, seguida do nascimento de um bebé lindo!! Foi ter tido energia para completar o ano letivo. Foi ter conseguido controlar ataques de pânico (quase todos). Foi ter mantido a relação com a filhota, mesmo após o mano nascer. Foi ver a filhota entrar no 1º ano. Foi ter conhecido amigas desconhecidas. Foi ter enfrentado a física do 12º ano. Foi ter tido o marido sempre a meu lado. Foi ter tido meio ano sem ir à escola (ahahahaha).......

O pior foi ter perdido um amigo. Foi ter crises de tristeza e insegurança. Foi saber que ia perder poder económico. Foi saber que a filhota tinha que usar óculos. Foi saber que tinha um dente em crise..........

Em suma, sei que me esqueci de milhentas coisas. mas faço um balanço positivo :) 

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Vai ser lindo!!

Daqui a pouco volto à vidinha... tenho cá uma vontade... não me apetece nada voltar ao trabalho nem à vida de professora, não me apetece nada ir tratar dos filhos dos outros e deixar o meu bebé em casa... mas enfim, vai ter que ser, pois o orçamento não me permite meter mais 3 meses a 25%!!

Já prevejo o que me espera... olheiras e dores de cabeça...é que o bebé ainda acorda várias vezes durante a noite, e quer mamar sempre, ou seja, não vou poder dormir mais um pouco.

Mas o pior não é isso, é que o bebé já come sopa e papa e em cima das refeições quer mamar!!! É isto que vais ser um problema... como é que lhe dou de mamar se estou na escola???!!! E depois não posso estabelecer um hábito diário, com horas certas para comer, pois em cada dia tenho um horário diferente!! Também não tenho condições para tirar leite a toda a hora (não há um local na escola que o permita!). O que é que eu faço???

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Stress...

Estes dias que passaram foram muito complicados... nem consegui cá vir desejar um Feliz Natal...
A diarreia do bebé piorou, e o pediatra deu ordem para parar com as papas 2 dias e voltar à primeira, entretanto teve que dar a vacina dos 5 meses juntamente com a prevenar... fez reacção... um dia e meio depois, febre de 39ºC e chorou dois dias (dia e noite), isto tudo, na quinta à noite, sexta e sábado... mais os últimos preparativos para o dia de natal... no sábado chorei quase todo o dia, pois não dormi nada em dois dias e não conseguia aliviar o bebé das dores de barriga...
Agora acho que as coisas então a voltar ao normal, mesmo assim, não consigo abrir os olhos com o sono que tenho!!

O dia de Natal foi muito divertido, mas muito cansativo, os filhotes adoraram os presentes, o bebé até estava todo animado!! Os bonequinhos que a Magda fez foram um sucesso!!!

Hoje foi dia de arrumações, e agora vou ver se descanso ;)

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Dor de barriga

O bebé começou com as papas. A primeira foi a nubriben 1ª papa e ele gostou muito, quando acabou passei para a nutriben fruta e acho que ele ficou com diarreia por causa disso!!

Ontem chorou tanto que eu já não sabia o que fazer!! De dia e de noite! O que não é comum nele, pois até é um bebé calminho!

Telefonei ao pediatra e ele diz que deve ser mesmo por causa da papa... agora 2 dias sem papa e depois volta à primeira... e tem que tomar Ultralevur... pois é, como se isso fosse fácil, ele bem mete a água na boca, mas depois cospe e olha para mim como quem diz "bebe tu!!". Não sei como vou conseguir dar-lhe aquilo duas vezes por dia, se não posso misturar com o leite (na mamoca é difícil!!)...

Eu que lhe ia começar a dar a sopa amanhã, vou ter que adiar...

domingo, 18 de dezembro de 2011

Este domingo

Neste domingo fomos dar uma voltinha e aproveitei para me redimir enquanto madrinha... eu explico... é que o meu afilhado fez anos em Outubro e só hoje lhe fui entregar o presente :0 Mas aproveitei e entreguei também o presente de Natal e o calendário do advento (só espero que ele não coma todos os chocolates até ao dia de hoje, se não é dor de barriga na certa!!!).

Antes de lá ir fui ao Centro Comercial ter com a Magda (do blog Alma de mãe), foi a primeira vez que me encontrei com alguém que só conhecia pela net... gostei imenso da experiência, ela é mesmo simpática e fez-me dois bonequinhos (uma heartie chamada Tita e uma girafa) para os meus filhotes mesmo muito giros, e ainda uma lembrança para mim!! Estive pouco tempo com ela, mas conheci a sua filhota G. que ainda é mais linda ao vivo!!!

Depois digo se os filhotes gostaram dos bonecos, pois vão ser prenda de Natal!!!

Se algum dia puder vou ao encontro das mamãs desta zona!!!

A casa no Natal

Todos os anos a 1 de Dezembro a nossa casa muda de estilo, torna-se natalícia...
A filhota adora ajudar a montar a àrvore, e até este ano nunca tive problemas com ela e a dita cuja... acho que vai ser este ano que a àrvore vem a baixo, é que afilhota corre e vai contra a àrvore para lhe dar um abraço e beijinhos!!! É mesmo tontinha!!!
Já o bebé fica todo entretido a olhar para as luzes.

Sou pouco aberta a inovações natalícias, ou seja, todos os anos a decoração é igual, salvo um ou outro bonequinho que vou comprando... a àrvore tem sido sempre enfeitada em tons vermelho e prateado, mas tem uma bola azul muito especial (tem a imagem da filhota) e uma rosa da eurodisney (que me trouxeram). 
 Para além da àrvore, tb coloco bonecada por toda a sala de estar!! Este ano enfeirei esta simpática família...

 
Só me falta ir a Espanha comprar torrões e bombons para montar uma mini mesa de doces de Natal... Ai, Ai a linha!!!

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Onde está o bebé??

A filhota mais velha acha que o mano está aborrecido, pois não anda, nem se senta e está sempre no mesmo sítio, assim resolve o problema à sua maneira...

Nem eu sabia que cabia tanta coisa na cadeirinha de comer!!!


quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Mais um aninho!!

Ontem foi um dia muito especial!!! A minha filhota fez 6 anos!!
Estive feita louca a fazer comida e bolos para um exército, para afinal ter sobrado quase tudo!!!
A miúdagem só come gomas e, como é normal, só querem brincar!!! Foi a loucura, 15 miúdos cá em casa... mas portaram-se bem!!!

Até parece mentira que ela já tem 6 anos!! E este aniversário foi especial por duas razões, a primeira foi a presença do bebé e a segunda foi o facto dela já saber escrever algumas palavras... ou seja... já foi ela que colocou os nomes dos amiguinhos nos convites :)

Também fez festa na escola, e fui lá assitir. Foi muito giro vê-la repartir bolo e bolachas a todos os colegas e no final deu bolo a todas as professoras e funcionários (por iniciativa própria!). Desta vez decidi não fazer sacos com gomas e doces  para ela dar aos colegas, optei por oferecer um Pai Natal de chocolate (dos grandes) a cada um, ficaram todos contentes e eu não tive tanto trabalho!!!

Parabéns à minha filha linda!!!!!!


O bolo é o do ano passado, pois ainda não tive paciência para passar as fotos para o computador

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Espírito de Natal

Todos os anos há um dia, no qual sou invadida pelo Espírito de Natal.

Neste ano esse dia foi hoje... até comprei umas toalhas para a casa de banho com motivos natalícios...

Para vos animar deixo aqui um vídeo com uma das minhas músicas de Natal preferidas, interpretada por um dos cantores que mais gosto!!




quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

A fada dos dentes

No meu tempo não havia Fada dos dentes... quando os primeiros dentes caiam costumavam levá-los à ourivesaria e faziam com que pudessem ficar pendurados num fio... os outros dentes iam direto para o lixo...

A minha filhota veio da escola com o seu primeiro dente no estojo!!! Ontem esqueceu-se de o colocar por baixo da almofada, mas hoje já o fez. Tão linda, acredita piamente na fadinha!!
Já tirei o dente o coloquei uma nota de 5 euros como troca, vai ficar toda contente.

Acho que colocar dinheiro por baixo da almofada é pouco higiénico, mas andar com dentes de leite pendurados num fio ainda é pior!! Deve ser por isso que há gente que põe dentes de ouro!!! 



segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Já tinha saudades

Fim de semana fora!!! Fomos à capital pois hoje tive consulta na GO.

Ficámos em casa de amigos e ontem passei o dia num centro comercial... coisa que não fazia há mto tempo!!

Fomos almoçar e como os maridos (o meu e o da minha amiga) aproveitaram para ir ver um filme, a amiga e as crianças mais velhas tb foram ao cinema e fiquei eu e o bebé sozinha durante quase 2 horas!!!
Entretanto o bebé aproveitou para dormir esse tempo todo e eu fui às compras, fui enfeirar prendas de Natal, sem ter que andar a correr atrás da filhota e sem ter que ver as trombas e a cara de seca do marido!!
Como o centro era o dolce vita tejo, estive sp em movimento durante essas duas horas e encontrei montes de promoções, que cá no algarve quase não existem!!

Hoje foi a vez do colombo... para os muídos verem o Pai Natal e lá enfeirei mais umas cositas...

Soube-me tão bem!!!

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Mariquices...

Tenho pena, tenho pena de não ser vaidosona, gostava de me saber produzir, gostava de andar sempre no ponto... mas não consigo ser assim.

Desde sempre que, de vez em quando, tenho uma vontade tremenda de comprar cremes, batons... e até compro, e uso... duas vezes... e depois estragam-se e vão para o caixote!!

Não consigo ter a rotina do creme, do esfoliante, da base... mas devia ter. O hidratante corporal, só lá para a primavera é que me apetece colocar, no inverno dá-me frio (eu sou das que tem sempre mto, mto frio!).

A idade está a avançar, e embora me digam que não pareço ter a idade que tenho, que pareço mais nova, sinto que estou a ficar "estragada".
Encontrei um novo creme, um BB da Garnier... já o usei... três vezes e depois, com a loucura da manhã, quando chego à rua é que me lembro que não o coloquei!! O creme é bom, a minha cabeça é que não!!

Ai, ai, espero que a minha filhota não saia a mim e tenha mais cuidados com ela própria :)

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Pensamento positivo

É estranho, desde que me embrenhei neste mundo de fóruns e blogs, entrei em contacto com pessoas que nunca vi, que não me foram apresentadas, que se passar por elas na rua não as reconheço, mas que já fazem parte do meu mundo.

Dou por mim a rir, pensar, concordar, discordar, até chorar, com os episódios que contam, com as suas vivências e aventuras, com o seu dia-a-dia (que acaba por ser parecido ao meu). Dou por mim a pensar nelas como se fossem a vizinha do lado, ou a colega da escola, e os seu filhotes como se fossem os amiguinhos dos meus.

Hoje não consigo deixar de pensar numa bebezinha que é filhota de uma dessas pessoas, uma menininha que do alto dos seu 3 meses está a travar uma batalha dificil, mas que eu sinto que vai conseguir ultrapassá-la. Sei que não serve de muito, mas queria enviar todo o meu apoio aos seus papás. Pensamento positivo:)

Força, muita força Benedita (http://brilhosefascinios.blogspot.com/)

sábado, 26 de novembro de 2011

Inacreditável!!

Pois é, agora é o bébé que está completamente constipado, por isso ontem fui ao pediatra, e ele receitou umas gotas para o nariz e outras para a tosse.

Cheguei a casa e fui directa à farmácia comprar a medicação e perto da hora de jantar dei-lhe as gotas para a tosse. Até aqui tudo normal... como reacção ao medicamento o bébé chorou, tossiu... foi um festival... até que perto da meia noite dormiu!

Quando me fui deitar ainda arranjei energia para escrever a posologia nas caixas dos medicamentos e, decidi ler as bulas. Comecei com o levotuss, que era para a tosse, e vi que para o peso do meu bébé tinha que dar 3 gotas, 3 x ao dia, foi aqui que me comecei a passar, é que o médico tinha passado 15 gotas, achei grande a diferença de gotas. Como, por sorte, os medicamentos não eram comparticipados, tinha a receita em casa. Lá fui eu verificar novamente o número de gotas, e eram mesmo 15... reparei então no nome do medicamento e... não era o mesmo... o que o médico prescreveu era o lisomicin (estava escrito à mão, mas era perceptivel). Fui correndo para a net, pois podia ser um genérico, não era, o princípio activo era outro... comecei a ficar mal disposta, pois dei, de uma só vez, a dose para uma pessoa de 46 kg!!! O farmacêutico tinha-se enganado no medicamento!!!!

Lá telefonei à minha cunhada, que é médica (mas está mto longe da minha terra) e ela ficou passada... disse para eu controlar os batimentos cardíacos do bébé e para ver como estava o seu estado animico, felizmente estava tudo OK! O medicamento prescrito era para fluidificar as secreções e o outro era para fazer o oposto...

Mas como podem calcular, não preguei olho toda a noite. O bébé acordou um pouco pior...

Nem quero imaginar o que teria sucedido se eu não tivesse a receita, ou que não tivesse lido a bula... nunca mais confio ... vou tirar cópia das receitas antes de as levantar... e vou confirmar sempre o nome dos medicamentos!!

Hoje fui reclamar à farmácia, pediram-me desculpa, o senhor que se enganou disse que tinha apanhado o medicamento ao lado, que podia acontecer um engano... fiquei passada... então e se tivesse apanhado uma medicação para a hipertensão, ou para outra coisa qualquer???!!
Não ganhei para o susto (que podia ter sido mais que isso). Amigas, não se fiem!!

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Memória de mãe

Tenho na memória coisas que não lembram a ninguém, recordo detalhes que passam ao lado da maioria. Tenho a cabeça cheia de recordações sempre à mão... o meu marido diz que tenho memória de elefante...

Lembro-me das várias fases da vida da minha filhota na perfeição... ou quase... aqueles pormenores que me enchiam os dias nos primeiros tempos, não me recordo... "aquecia a casa de banho para o banhito, ou não??", "punha-lhe luvas para dormir, ou não??", "aspirava-lhe o nariz todos os dias, ou não??"... chego à conclusão que andei como que anestesiada nessa primeira fase e que agora, em certas coisas, pareço uma mamã de 1ª viagem ;)

...cada filho é um ser único e original... e nós seremos sempre mamãs únicas para cada um deles :)

                                             


terça-feira, 22 de novembro de 2011

Mais uma!!

Já não me bastava o tendão e o dente, se não agora uma gripe para animar... tou KO desde sábado, e ainda não me sinto melhor!! Com dois filhotes não dá para ter o repouso necessário. Tenho que andar de máscara, tomar medicação (o que não me agrada por causa da amamentação) e não apanhar frio!
Acho que apanhei isto à custa das diferenças de temperatura, e aqui o amamentar não ajudou!!

Continuo com o dilema dos braços gelados do bebe (e já vi que não sou a única) por isso encomendei isto na redoute:

Ninho em malha polar para bebé
Não sei se vai funcionar, mas tenta-se!! E ao menos dá para sair de casa com ele!! O mais giro é que tem umas saliências que, ao desdobrar, tapam as mãos.

E uma ideia para quem tem problemas com as meias dos bebes:
Vendem-se na farmácia, mas não sei se funcionam pois não comprei, mas pode ser que ajude!! Colocam-se por cima das meias e como são de lycra prendem sem apertar!!

sábado, 19 de novembro de 2011

Era só o que me faltava!!

Há alguns dias que andava a sentir uma ligeira impressão num dente, sem querer demorar com o assunto fui logo ao dentista. Fui atendida por uma médica, pouco simpática que mal me olhou para a boca disse: "Nada feito, este dente está condenado, nem sei se uma desvitalização o safa!!" e fica a olhar para mim. Caiu-me tudo, não tenho uma cárie há mais de 20 anos e agora sem mais aparece-me uma brutal??? Logo a mim que tenho a tara de lavar os dentes (sim sou das que leva o estojo de limpeza para a escola quando lá tenho que almoçar!!), tou passada.

Além disso sou uma tótó, em termos de evolução, pois tenho menos dentes que a maioria dos adultos, pois é, os pré-molares e os cisos nem se formaram, ou seja, se fico sem mais um, a minha boca vai parecer um queijo suiço!! Sem falar na massa que vou gastar!! Tou feita!!

E para finalizar, tenho medo, muitoooo meeeedoooo de dentistas!!!!!!!!!!! 

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Lesionada :(

Pois é, deve ter sido do futebol (LOL) estou lesionada :(
Desde segunda feira que tinha uma ligeira dor no tendão de aquiles, hoje, após a massagem do bebe e depois ter ficado 30 min com as pernas à chinês, piorou de tal modo que quase não consigo andar... 'tou coxinha!!!

Agora estou de sofá, de perna esticada e com gelo... e as coisas por fazer... ao menos descanso!!!

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PORTUGAL!!

Em Junho lá estaremos a puxar pela selecção... e desta vez com mais um adepto pequenito!!!



Pode ser que este jogo seja uma analogia à nossa crise interna... vai custar, vamos suar, mas vamos sair da crise (olha eu tão positivista!!!).

Consultas :s

Ultimamente tenho sido frequentadora do centro de saúde, não para as intermináveis filas para marcação de consultas, mas para receber as sessões do pós parto e das massagens do bébé.

Hoje, ao terminar uma das massagens, passei pela sala onde se marcam as consultas e como havia pouca gente decidi esperar para fazer a marcação de uma consulta para a minha filhota (para a ligação escola - centro de saúde), e foi um festival, estive 45 minutos à espera. Aquilo é só para que tem muita paciência. Então descobri que há vários tipos de utentes:
  • Os fura filas - que entram sem olhar para ninguém e resolvem o seu assunto;
  • Os via verde - conhecem a senhora das marcações, dizem-lhe "Olá, Olá" e entram ao mesmo tempo;
  • Os batidos naquilo - que jogam o cartão de utente para a secretária e dizem, "olhe marque-me a consulta para quando der", e vão se embora;
  • Os desesperados - que já lá foram várias vezes para tentar levantar receitas e nunca mais se despacham;
  • Os tótós - que ficam na fila à espera que a dita senhora lhes diga "seguinte!!";
  • Os sabedores - ficam em casa e telefonam a marcar a consulta;
  • Os nervosos -  ficam de pé todo o tempo de espera e andam a assoprar de um lado para o outro (estes podem ou não ter relógio de pulso, que é consultado de minuto a minuto);
  • Os lingua de trapo - que vão contando a sua história de vida a todos os presentes e ainda pedem pormenores da vida dos outros;
  • Os informadores - que fazem questão de colocar os presentes ao corrente das novidades da terra (quem foi assaltado, quem casou, ...);
  • Os desatentos - que são um pouco piores que os tótós, é que ficam na fila e quando chega a sua vez descobrem que afinal a marcação para o seu médico é noutra sala...

Será escusado dizer, que eu fui agraciada na categoria dos.... Tótós!!!!
Porque é que nos privados a marcação das consultas é feita num instante e, em regra geral, com poucos dias de espera??? Sim, que a consulta da miúda é só para daqui a 1 mês (e acho que estou com sorte!!!)

 

domingo, 13 de novembro de 2011

Querem um???

Eis que me tornei numa especie de padeira!! A culpa é da bimby e acho que vou voltar ao peso que tinha no final da gravidez não tarda nada!!!

Querem um?? Ainda estão quentinhos, os da esquerda são queques e os da direita são pães de leite... a filhota adora e pelo menos não têm corantes nem conservantes ;)

sábado, 12 de novembro de 2011

Idolos

Sinto-me importante!!
Quando estou a conversar reparo que o bébé está a observar-me, com muita atenção, e sorri quando olho para ele. Sinto que gosta mesmo de mim, que sou muito importante para ele.

O mesmo se passa com a mana, para ela eu sou um must... quer ter a minha profissão (coitadita, não sabe o que isto é!!!), quer fazer tudo o que eu faço... sou mesmo a sua modelo.

O que me preocupa é quando chegarem à idade da parvalheira, a adolescência, aí é que passamos directo de idolos a renegados!!! Deixamos de ser a mãmã para sermos a cota!! Passamos da fase "quero sair contigo" para a "quanto mais longe melhor". Eu vejo isto pelos meus alunos.

Por isso é que não consigo deixar de pensar quando vejo uma adolescente abraçada à mãe em plena rua, eu quero ser como aquela!! Tenho vontade de lhe ir perguntar como é que fez...

Mas como ainda falta muito tempo para os meus filhotes serem adolescentes, vou aproveitar ao máximo esta etapa em que me sinto um idolo dos meus filhos!!

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Amamentação

Tive a sorte de poder dar de mamar aos meus filhotes.
Da mais velha dei em exclusivo até ao 4 meses, e segui com o miminho até aos 15!!

Desta vez o pediatra queria que desse em exclusivo até aos seis meses... eu disse que nem pensar, quero começar a trabalhar com o bébé habituado ao ritmo das papas e das sopas (e aos cócós!!!)!! Então o pediatra diz que inicio aos 5 meses, pois é muito giro, só que eu acho que o leitinho já não é tão "potente" como era e o bébé já tem outras necessidades, e agora mama de 2 em 2 horas (quando não é menos!). Passa o dia de mama na boca... bom para ele, não tão bom para mim.

E não é só isso, também quero habituar as mamocas a produzir menos, é que já me estou a ver em frente aos alunos  e as mamocas a aumentarem de volume!!! :s Ou ter que os mandar esperar para eu sair da sala para tirar o leite com a bomba!! Nem quero pensar nisso!!!


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Que pontaria!!

Após uns dias sem computador, estou de regresso!!!
Como não tinha como navegar na net, tive que arranjar forma de não estar sossegada a descansar... então decidi fazer a troca das roupas de verão para inverno.

Foi aqui que me deparei com a pontaria que tive!! Guardei caixas, caixinhas e caixotes de roupa da minha filhota, para o caso de me decidir engravidar outra vez, só que as coisas não são como nós queremos.

A primeira foi menina, o segundo menino, a filhota nasceu em pleno inverno, o filhote em pleno verão... conclusão, quase nada aproveitei... apenas alguns babygrows que ela usou na primavera, e pouco mais, e eu nem abusei do cor-de-rosa!!!

Outra coisa são os fabricantes das roupas, é que mesmo umas simples calças de ganga (que podiam ser usadas pelo rapazote) têm as costuras com corezitas que não ficam bem num rapaz, as camisolas de gola alta têm uns franzidos que as distinguem das dos rapazes... enfim eles fazem mesmo as coisas para que não sejam aproveitadas de meninas para meninos (e vice versa).

Lá me calha gastar mais euritos para vestir o rapazola!!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

O primeiro desejo... LOL

Estava ontem a limpar o chão da minha casa e reparei na quantidade, enorme, de cabelos que a mopa estava a recolher e dei por mim a pensar no porque é que os outros pelos não caem assim... sim, os do buço, das pernas... esses que não interessam! Esses parece que estão em fase de crescimento rápido, tiro o buço numa semana e na outra está igual...

Destes pensamentos transcendentes veio-me à ideia um desejo que tinha quando era pequenina, tão pequenina que não me lembro dele, a minha mãe é que conta. Devia ter aí uns 3 anos e perguntei à minha mãe: "Oh mã, quando é que tenho pelos nas pernas como o pai???" Mas porque raio é que as pernas do meu pai eram motivo de imitação?? Será que queria mais uma área para pentear??? Ou porque ficava com as pernas mais quentinhas???

Só eu para um pedido destes... e não é que os anjinhos me ouviram e me concederam o desejo??!! Mas porque é que não ambicionava ter 1,80 metros?? Ou ser magra??? Ou mesmo ganhar o euromilhões...(este sei, porque nesse tempo não havia!).

Só espero bem não ter ambicionado ter uma careca luzidia como a do pápá, se não estou feita!!!

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Licença de maternidade nº2

Estou a gozar da minha segunda licença de maternidade e não podia ser mais diferente!

As diferenças:
Na primeira, dormia ao sabor da bébé, via todos os programas e séries da tv que queria, não saia de casa muitas (vezes porque era inverno) pelo que muitos dos dias eram passados de pijama... enfim... descansei imenso... só mesmo o stress de ser mãe de primeira viagem me atrapalhou nesse tempo.

Agora nem parece que estou de licença... tenho que sair todos os dias por causa da escola da mais velha, sei que podia deixá-la comer na escola mas não quero, as idas ao centro de saúde, os banhos, a roupa que cresce como os cogumelos (quando não é a suja é a lavada... e as meias que perderam o par e não sei onde as guardar?? Acho que tenho o monstro das meias dentro da máquina de lavar, mas só come uma das meias do par... sem exagero, tenho cerca de 7 meias sem par, até o bébé tem uma assim!!!)...

Resultado: descanso 30 min da parte da tarde e não consigo pôr o rabito no sofá para ver o que quer que seja pois ou tenho que ler a história da noite aos dois, ou tenho tanto sono que não consigo abrir os olhos... para além disso ainda me viciei em blogs e fóruns e em vez de ir dormir estou aqui a escrever isto que não deve interessar nem ao Pai Natal... enfim... acho que vou descansar quando regressar ao trabalho (isto é pura ironia!!) 

Conclusão: Quando tiverem um segundo filho coloquem o primeiro num colégio interno... Nãããã tou a brincar ;))))

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dormir quentinho

O Verão tardou a ir embora, mas o Outono veio em força, já se sente aquele friozinho pelas manhãs e pelas noites, e isso é uma dor de cabeça  para mim!!
É que a filhota e o bébé são adeptos de dormir destapados.
O bébé parece que tem molas nas pernas, assim que sente uma mantinha ou similar em cima, poingggg dispara as pernocas e lá vai a mantinha pelo ar!!! Comprei um ninho na Vertbaudet, é bastante útil e funcional, bem pode dar pinotes que aquilo não salta, o pior são os braços, como ficam de fora, estão sempre gelados e eu passo a noite a tentar tapá-lo com uma mantinha por cima do ninho. Acho que é cedo para aquecedores, acho que vou comprar um ninho com braços. Pena que não existam ninhos para mais velhos!!!

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Música???!!!

Esta manhã acordámos de uma forma diferente, tivemos direito a música (que podia ter sido melhor!!), o bebe presenteou-nos com a Marcha do Sporting!!!
Pois é, conseguiu apanhar a pega do boneco do Sporting (que o tio lhe ofereceu, como iniciação a uma lavagem cerebral) e puxou-a ... mais um marco na evolução dele!!
Depois ficou todo contente com a mão ali pendurada, tenho a impressão que está a treinar para andar nos autocarros da carris (de pé claro!!)


terça-feira, 25 de outubro de 2011

Mais massagens...

Desde os três meses o meu bébé frequenta as aulas de "massagem do bébé" promovidas pela fisioterapeuta do Centro de Saúde. O bébé gosta muito destas massagens, fica muito relaxado, o que lhe dá para uma grande soneca ou para ficar com os intestinos mais soltos (e de que maneira!!). O que ele não gosta é da posição de barriga para baixo, aguenta 3 / 4 minutos e depois põe a goela a funcionar.

Desde cedo comecei a notar que ele tem preferência para estar virado para o lado esquerdo, de tal modo que tem a cabeça meio achatada nesse lado, eu bem tento contrariar, mudo-o de posição, mudei a cabeceira da cama... e não vejo grandes resultados.

Hoje fui ter com a fisioterapeuta e ela fez-lhe uma avaliação e chegou à conclusão que ele deve ter sido mal retirado do útero no momento do parto, estiraram mais de um dos lados do corpo, o que faz com que ele fique mais confortável com posições específicas. Agora vai ter que fazer massagens individuais para ver se corrige as posições a cabeça fica mais redondinha (se não fica com cabeça tipo José Rodrigues dos Santos !!)

Massagens todos os dias!!!!

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Prémio

Há dias recebi este selinho da Magda e da Jey, mas ainda não tinha respondido ao desafio porque não tenho 15 outros blogs para enviar!!!

De qualquer modo vou dizer 7 coisas sobre mim:
1. Adoro ser mãe;
2. tenho ataques de pânico há 10 anos e estou a aprender a controlá-los;
3. Adoro dormir e quando não o faço fico muito bruta;
4. Não gosto de fazer limpezas, mas gosto da casa limpa e arrumada;
5. Gosto muito de doces, se tiverem leite condensado e chocolate melhor;
6. Quero acreditar no Pai Natal (embora o nosso governo o queira matar!!)
7. Gosto imenso de viajar, mas tenho medo de andar de avião (ponto 2. desta lista)

Agora envio este selinho à única menina que conheço e não o tem: lua cor de prata

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Saudades da barriga

Hoje dei por mim a observar a minha barriga, neste momento parece uma gelatina gigante!!! Começei a sentir uma saudade enorme de minha barrigona, toda esticadinha e empinada, e de sentir os movimentos do meu bebe dentro dela!!!
Gostei de estar grávida, adorava não ter que encolher a barriga, adorava as roupas, adorava aquele estado geral de felicidade e expectativa!!
Outra coisa que também gostava era do meu cabelo, estava espectacular... e agora está sem graça, escorrido, e cai tanto que parece que vou ficar careca!!!
Ainda bem que tive a sorte de poder engravidar!!!

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Voltar ao Passado

Hoje a minha filhota começou a frequentar aulas de ginástica, mas já não aquela ginástica para pequenitos, em que eles pouco mais fazem do que joguinhos e percursos de obstáculos, esta ginástica é a sério!!

Depois de um aquecimento prévio, foi logo com a professora para a cama elástica, parecia uma aranha descordenada, mas estava a adorar dar aqueles saltos e pinotes!!

O clube onde ela está é o mesmo onde eu estive toda a minha infância e adolescência. Também pratiquei ginástica ritmica e desportiva, mas a dizer verdade não era lá grande coisa (tinha medo de partir qualquer coisa).

Ao vê-la ali a fazer os exercícios que eu fazia, com a alegria que eu tinha, ao cheirar aquele espaço, dei por mim a voltar ao tempo em que era eu que lá estava, revi-me na minha filha e adorei a sensação ;)
Percebi aquilo que dizem de os filhos são a nossa continuidade, mesmo sendo pessoazinhas diferentes e únicas!!

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Não há condições

Não era isto que me apetecia escrever hoje, mas não posso deixar de expressar a minha indignação pelas medidas anunciadas hoje pelo nosso PM. Não posso acreditar que apenas os mais pequenos paguem pelas asneiras feitas por outros. Não consigo deixar de me indignar quando me dizem que os portugueses fizeram vidas de luxo, quando não podiam, eu não conheço esses portugueses. Os portugueses que eu conheço já não conseguem apertar mais o cinto. Não acredito que isto vá resultar.

Não ouvi nenhuma medida para a banca, para as grandes pensões do estado, para a frota automóvel (e outras coisas) dos nossos governantes...

É o país que temos.

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Há um ano...

Não podia deixar esta data no esquecimento... faz hoje um ano que o amiguinho vermelho me apareceu pela última vez, foi a data 12/10/2010 que serviu de data referência para a data prevista para o parto do meu bebe. Há um ano nem sonhava que iria engravidar pela segunda vez ;)

Para dizer a verdade não tenho saudades nenhumas das visitas desse amiguinho, e espero que não apareça durante um bom tempinho!!!

Já agora, estou para perceber porque é que nos anuncios de pensos e tampões, as meninas aparecem todas contentes, felizes, aos pinotes e aos saltos, pois quando me toca a mim só me apetece estar em casa sossegada...

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Fadas do Lar

Sempre que ouvia esta expressão vinha-me à imagem uma senhora que, quase a voar, tinha a casa num brinco, tratava dos seus filhinhos e aguardava impaciente pela chegada do seu maridinho a casa para lhe por as pantufinhas nos pés e lhe perguntar, sorrindo, como lhe tinha corrido o dia...

Ao ler uma revista (daquelas para mulheres) reparei num artigo que falava nas Dummy mummys, ou seja, aquelas que se esquecem de si para tratar da casa e familias. Segundo a autora do artigo, esta expressão é comum no Reino Unido e ao longo do mesmo gabava as mães que vão para os institutos de beleza, para os ginásios, que saem à noite e que se conhecem como sexy mummys...

Não sou apologista nem de umas, nem de outras, acho que dentro da loucura que são os meus dias, devo, em alguns deles ter um espaço para mim, mas quando decidi ser mãe, já sabia que a minha vida ia mudar (não sabia era o quanto), adoro tratar dos meus filhotes e não me considero dummy por isso, talvez aqueles putos que vi na TV a assalterem lojas e a fazer vandalismo são filhos de algumas sexy mummys, que em vez de estarem atentas à vida dos filhos fazem como se eles não existissem.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Me engana que eu gosto

Não, não vou falar de maridos!!! Vou falar do que tenho feito para voltar ao lugar, mais propriamente, a barriga!
Pois é, a barriga cresce cresce e depois transforma-se numa gelatina gigante.
Mas o que tenho feito para a diminuir??
Bem, começei com as aulas pós-parto, nas quais fazemos exercícios específicos para esta zona do corpo, mas só fiz uma aula. E de esforço não faço mais nada :s

Agora a parte mais tótó da coisa, dei por mim a comprar umas leggings (coisa que eu acho que não me favorece muito, pois sou baixinha), mas não são umas leggings quaisquer!!!! São push-up, ou seja teoricamente modelam o corpo... e não é que resultou??!! Foi um filme para as vestir, mas no final, ficamos com menos perna e menos barriga (e os pneus não saem!!)... isto, claro, desaparece tudo quando as tiramos, mas pelo menos durante o tempo que as temos vestidas sentimonos bem e confortáveis!!! É pena eu ter vergonha de sair com elas (só uso para as aulas pós parto), pois como são totalmente opacas funcionam como calças e não como collans!
Comprei-as na calzedonia a 25 euros (tb há na intimissimi). Aconselho a vestirem-nas na loja para ver o efeito, pois são caras para depois ficarem na gaveta.

sábado, 8 de outubro de 2011

Desenhos animados - parte II

Agora estou em fase de upgrade e estou a adorar!!!
Comecei com a babytv, Noddy, Winnie the Pooh, Little einsteins, A casa do Mickey Mouse, Hello Kitty e agora já estou nas Pop pixies, Winx, Code Lyoko, Cham Cham e Fan Boy e o Bob Esponja (Spongebob), este último que eu sempre pensei que era um queijo e nunca lhe achei graça nenhuma, afinal os desenhos são um fartote de rir!!!
Agora só me falta o upgrade dos desenhos dos meninos, os pokémons, e todos acabados em mons, que são feios todos os dias, e os gormitis que são mais horríveis que os mons!!!






O pior é que antes não havia merchandising, se queria brincar com um dartacão, tinha que pegar na plasticina e inventar... agora o material da escola é todo das winx, tenho mais de 10 bonecas winx (entre as quais 3 Blooms), mais as Pixies e os do code Lyoko... a continuar assim, daqui a 5 anos tenho que comprar um armazém!!!

Desenhos animados

Das poucas coisas que me fazem ter aquele gostinho de me sentir criança outra vez é ver desenhos animados!!! Lembro-me de saber a grelha diária das TV (portuguesa e espanhola) para não perder nem um!! Iniciei-me com a Heidi
Seguiram-se muitos outros (e sem ordem cronológica):
  • Dartacão;
  • Os peanuts (com o Snoopy e o Charlie Brown)
  • Os Estrunfes (que agora são mais finos e chamam-se smurfs);
  • O Sport Billy (eu sempre quiz ter uma mala daquelas... até barcos ele tirava de lá!!);
  • Rui - o pequeno Cid;
  • Alice no país das maravilhas;
  • Todos os da Disney;
  • O inspector Gadget;
  • Mighty Mand and Yukk, mas cujo protagonista era um cão tão feio que tinha que ter uma casota permanentemente na cabeça (o cão chamava-se Susto - yukk) e na escola diziamos "és mais feio que o Susto!!! 
  • E gramava o programa do Vasco Granja (que dava depois do TVrural) com aqueles desenhos animados checoslovacos, porque de 2 em 2 meses dava a Pantera Cor de Rosa!!

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

O que será a seguir???

Quando andava na secundária perguntavam-me "Então??? Quando arranjas namorado??", depois de arranjar namorado "Então??? Quando é que casam???", depois de casar "Então???? E quando têm Filhos???", depois do nascimento do primeiro filho, "Então??? E quando têm um irmãozito p´ra menina???" e agora que tenho o segundo filho, pensava que não me iam incomodar mais ... enganei-me redondamente,  "Então??? Vão-se habilitar ao 3º???" 

Para além destas questões transcendentes desde que a primeira nasceu sou confrontada com aqueles cometários sobre com quem são parecidas as crianças... será de caso que as crianças têm que ser a cara chapada de alguém??? Será que não podem ter as suas próprias características??? É que a certo ponto, parece que os muidos são uma espécie de puzzle com as partes que mais convém a cada um... "o nariz é do fulano, a boca de beltrano, os olhitos do não sei quem, ..."  Haja paciência, às vezes apetece-me emigrar para um sitio onde ninguém conheça as nossas origens!! 

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O menino humilde

Por causa do "desaparecimento" do sr Jobs, lembrei-me de um episódio que ocorreu numa aula de inglês quando eu estava no 9º ano.

Era Dezembro, e o professor (um velhote, com barba amarela, chamado aranha) pediu-nos para escrever a carta ao pai natal, em inglês como é óbvio.

Na aula seguinte, lá veio o sr com as cartas lidas e com a lágrima ao canto do olho diz, "há nesta turma um menino muito humilde" e nós começámos a olhar uns para os outros, e ele continuou "esse menino apenas pede ao pai natal uma maçã!!"... foi risota geral, tinha sido o "cientista" da turma que pediu um Apple, que na altura custava um balúrdio!!!! Muito humilde o menino!!!


Biberões e Afins

Pois é,  ainda não uso muito biberões, mas já deu para ver que, uma vez escolhida uma marca é casamento para a vida!!! Então vejamos, cada marca tem o seu formato, mesmo dentro da mesma marca há formatos diferentes, assim a bomba para tirar o leite, tem que se adaptar ao biberão terá que ser dessa marca, o aquecedor de biberões também e o esterilizador segue o mesmo caminho.

No outro dia entrei na farmácia e deu-me para comprar um dos biberões da chicco step up, e lá vim para casa toda contente, acontece que eu tenho muita coisa da avent e quando fui estitilizar o dito biberão.... não cabia no esterilizador... tive que desmontar aquilo tudo, e no aquecedor (como é óbvio) também não serve e na bomba nem se fala!!!

Isto é para eu aprender a não me armar em fina, pois se estirilizasse na panela, e aquecesse os biberões no fogão em banho maria isto não acontecia!!!


quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Tita20

A net tem destas coisas, temos que nos voltar a batizar para podermos participar em fóruns. Foi o que me aconteceu este ano, quando engravidei nos fins de 2010, e por conselho da psicóloga (que tive que recorrer para acalmar a minha ansiedade na gravidez... e não só), decidi começar a escrever num fórum de grávidas (já em 2011), mais propriamente no site "de mãe para mãe", e para o fazer tive que me atribuir um nick... hahaha... foi hilariante... nunca pensei que fosse tão dificil... é que esses nicks não se podem repetir, eu chamo-me Ana (nome que ninguém tem!!!!), fartei-me de inventar, e nada... até que me lembrei do nome que carinhosamente chamo à minha filhota (desde a barriga!!), Tita, e adicionei-lhe o meu dia de anos e assim nasceu a Tita 20... nome que adoptei e me adaptei!!
Aconselho a toda a gente a participar nesses fóruns, tiram-se imensas dúvidas, podemos ajudar outras pessoas, e em especial ganhei "amigas" que não conheço, mas que já fazem parte da minha vida... agora não só elas mas tb os seus bebecas ;)

3 Mesitos

Hoje o meu bébé fez 3 meses de idade, parece que foi ontem que nasceu e já está um grandão!!
Balanço destes 3 meses:
Muitas noites em branco, muitas fraldas (o meu filhote é um destruidor de fraldas, um pacote dá para uma semana!!), muitos banhitos, muito choro e muito bolsado... mas muitos risos, miminhos, gritinhos, passeios, maminha e festinhas!!! Estou a adorar esta experiência de mãe de segunda viagem, aquele stress do primeiro filho não está tão presente, e creio que estou a aproveitar cada momento com mais intensidade e serenidade.
O bébé já parla, já ri e hoje deu a sua primeira gargalhada (com a irmã), adora o banhito, passear, está a amamentar e ainda não tem horário bem difinido. Já reconhece algumas caras, adora ver o mobile e estar deitado na espreguiçadeira, ainda levanta pouco a cabeça quando está de barriga para baixo, e já segura o pescoço mais tempo, e está lindo lindo lindo ;)

Claro que com dois filhos, a calma do dia a dia não é a mesma, com mais coisas para conciliar, por exemplo, acordo todos os dias às 8:00h para despachar a minha filha para a escola e já não durmo a seguir, e por vezes as noites não são boas, por isso tenho umas olheiras até aos joelhos!!!
O marido podia ajudar mais, ou pelo menos estar mais feliz em casa, diz que renunciou de muita coisa por causa da familia (não sei o quê), gostava que ele se colocasse na minha pele, que me compreendesse mais, em fim ...
Vamos ver como vai continuar...
Quando for trabalhar, vou ter que me organizar melhor, estou a equacionar comprar uma bimby, mas não sei se valerá a pena... acho que vou pedir uma demonstração, a pena é o preço, muito caro para uma maquineta.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Este Blogue

Vou tentar explicar o porquê do nome deste blogue:
  • Miminhos - porque gosto muito de os dar, em especial aos meus filhotes. Também gosto de os receber ;)
  • Chocolate - uma vez que é dos doces que mais gosto, adooooroooo chocolate!!! Imagino aquelas noites de trovoada, com muito frio, sem ter que trabalhar no dia seguinte e eu de sofá com uma mantinha e uma chávena de chocolate quente... uhmmmmm... Um dos livros que mais gostei e que mais tarde serviu de guião num filme chama-se Chocolate de Joanne Harris. No entanto agora, chocolate nem vê-lo, infelizmente faz cólicas ao bébé, portanto toca a aguentar!!!


domingo, 2 de outubro de 2011

Vida de mãe

Nova fase na minha vida, agora com dois filhos lindos. Ainda estou em casa em licensa de amamentação e o tempo para mim é pouco. Decidi escrever neste blogue para orientar as minhas ideias, para tentar reflectir nos meus problemas diários e tentar encontrar a melhor solução ;)
Não tinha noção da dificuldade que é ser mãe de duas crianças, nomeadamente quando têm 5 anos de diferença. Não quero descurar a mais velha e não quero deixar para trás o mais novo. Para além disto, também não quero facilitar no emprego nem desleixar a casa... acho que não devo ser a única nesta situação!!  E também não me quero esquecer de mim!!!