Pois é, agora é o bébé que está completamente constipado, por isso ontem fui ao pediatra, e ele receitou umas gotas para o nariz e outras para a tosse.
Cheguei a casa e fui directa à farmácia comprar a medicação e perto da hora de jantar dei-lhe as gotas para a tosse. Até aqui tudo normal... como reacção ao medicamento o bébé chorou, tossiu... foi um festival... até que perto da meia noite dormiu!
Quando me fui deitar ainda arranjei energia para escrever a posologia nas caixas dos medicamentos e, decidi ler as bulas. Comecei com o levotuss, que era para a tosse, e vi que para o peso do meu bébé tinha que dar 3 gotas, 3 x ao dia, foi aqui que me comecei a passar, é que o médico tinha passado 15 gotas, achei grande a diferença de gotas. Como, por sorte, os medicamentos não eram comparticipados, tinha a receita em casa. Lá fui eu verificar novamente o número de gotas, e eram mesmo 15... reparei então no nome do medicamento e... não era o mesmo... o que o médico prescreveu era o lisomicin (estava escrito à mão, mas era perceptivel). Fui correndo para a net, pois podia ser um genérico, não era, o princípio activo era outro... comecei a ficar mal disposta, pois dei, de uma só vez, a dose para uma pessoa de 46 kg!!! O farmacêutico tinha-se enganado no medicamento!!!!
Lá telefonei à minha cunhada, que é médica (mas está mto longe da minha terra) e ela ficou passada... disse para eu controlar os batimentos cardíacos do bébé e para ver como estava o seu estado animico, felizmente estava tudo OK! O medicamento prescrito era para fluidificar as secreções e o outro era para fazer o oposto...
Mas como podem calcular, não preguei olho toda a noite. O bébé acordou um pouco pior...
Nem quero imaginar o que teria sucedido se eu não tivesse a receita, ou que não tivesse lido a bula... nunca mais confio ... vou tirar cópia das receitas antes de as levantar... e vou confirmar sempre o nome dos medicamentos!!
Hoje fui reclamar à farmácia, pediram-me desculpa, o senhor que se enganou disse que tinha apanhado o medicamento ao lado, que podia acontecer um engano... fiquei passada... então e se tivesse apanhado uma medicação para a hipertensão, ou para outra coisa qualquer???!!
Não ganhei para o susto (que podia ter sido mais que isso). Amigas, não se fiem!!
ai linda! que situação... já tinha lido no forum mas deixei para comentar aqui. Realmente há com cada uma, dá é vontade de fazer queixa formal desse senhor. Quem trabalha com a saúde tem de ter atenção redobrada, ainda mais tratando-se de um bebé...ó senhores!!!! as melhoras para o teu pequenino!!!!
ResponderEliminar