Quando era miúda adorava experiências, e durante o 2º ciclo tive um professor de ciências naturais que faz algumas. Entretanto quando cheguei ao 3º ciclo fui contemplada com aulas exclusivamente teórias!
Nessas aulas eram só os conteúdos que interessavam, e lá estava eu a ouvir falar em moles, alavancas e roldanas, cloroplastos e afins...
... No secundário queria ir para quimicotecnia, mesmo tendo perdido o gosto pela química e pela física ao longo do 3º ciclo, mas a minha escola não oferecia essa opção, pelo que segui pela área de saúde...
... Se durante esses 3 anos fiz alguma atividade laboratorial, foi a biologia e resumia-se a manipular microscópios e um ou 2 tubos de ensaio!!
Podem imaginar como estava preparada para frequentar o curso de química e física... eu nem o nome dos materiais sabia, quanto mais como usá-los corretamente!!!
Quando me iniciei como professora decidi que as atividades laboratoriais estariam presentes no meu dia a dia! Sou defensora que as atividades não são apenas um passatempo lúdico para os alunos, permitem desenvolver a motricidade fina, relacionar conteúdos, aprender como se faz ciência, ultrapassar dificuldades, a desenrascar, inventar...
Todas as atividades que faço vêm acompanhadas por um pequeno relatório (que os alunos detestam) e são sempre realizadas em grupo (num máximo de 3)...
Foi numa das últimas aulas do 2º período, que decidi fazer uma atividade laboratorial sem relatório, os miúdos deliraram... tinham que fazer um polímero (o famoso pegamonstro)
E o resultado foi este...
Receita do "Pegamostro"
Material e reagentes
- Bórax (Na2B4O7) (compra-se na farmácia como borato de sódio); Cola líquida transparente (totocola); 1 copo de plástico; vareta de vidro; provetas graduadas; corante alimentar, papel absorvente
Procedimentos
1. Prepare duas soluções: X e Y.
2. Solução X: dissolve 20 mL de cola em 20 mL de água (mistura bem).
3. Solução Y: dissolve 1 g de bórax em 25mL de água, e podes colocar umas gotas de corante alimentar;
4. Em seguida, mistura 5 mL da solução Y à totalidade da solução X.
5. Remova o material sólido formado e deixe-o secar sobre o papel absorvente.
O polímero preparado aguenta uns dias dentro de um copo de plástico, se usarem cola não tóxica poderá ser utilizado por crianças mais pequenas, mas sempre com supervisão, pois podem tentar comer!!
Terei muita pena se o Ministério decidir cortar na Física e Química e na existência dos turnos, pois será impossível realizar atividades, em segurança, em turmas com 30 alunos!
Na escola não me lembro de fazer experiências interessantes, mas sem dúvida são actividades que despertam muito interesse nos mais jovens..
ResponderEliminarBeijinhos
Que giro Ana! Sou filha de dois professores de ciências (Bióloga e Geólogo) e embora não tenha seguido esse caminho gosto imenso de ciências e sou uma acérrima defensora do contacto com a atividade científica. Obriagda pela partilha :)
ResponderEliminarQue experiência gira! :D Por acaso tenho borato de sódio em casa imensas vezes, porque cá em casa usamos o borato como anti-inflamatório ;) Já são coisas que vêm do tempo da minha avó, mas o facto é que resultam :P
ResponderEliminarBeijinhos e tem um bom resto de dia! :D