domingo, 13 de maio de 2012

Amizade

Não gosto de falhar compromissos, por isso hoje vou escrever sobre a amizade, como parte do desafio literário do blog Alma de mãe. Não vou fazer nenhum poema, nem escrever uma história, pois não tenho tido muito tempo livre, e não queria escrever coisas sem qualidade...

Desde cedo percebi que não tenho muita queda para fazer amizades. Entrei na escola mais cedo  (5 anos) e frequentei-a num local afastado da terra onde vivo. Desse modo tinha amigos na escola, mas perto de casa não... pelo menos da minha idade. Então, nas férias e fins de semana divertia-me a brincar com as minhas vizinhas (que regra geral eram 2 ou 3 anos mais novas que eu). Portanto, nunca tive amigos da minha idade, ou eram mais velhos, ou mais novos...

Depois sempre fui muito tímida e não tinha facilidade em fazer novos amigos... este panorama manteve-se até ir para a faculdade... aqui, finalmente consegui arranjar um grupo de amigos com que podia rir, falar...

A minha timidez passou quando comecei a trabalhar, passei a ter mais facilidade em lidar com os outros, no entanto, descobri que a verdadeira amizade não é ter amigos, é ter bons amigos... aqueles com quem podemos contar quando as coisas não estão bem... e foi isso que sucedeu faz hoje 8 anos, no momento mais dificil da minha vida, que descobri que, às vezes os melhores amigos estão naqueles que sempre estiveram perto de nós ou naqueles pelos quais não dávamos muita importância.

Por isso já não me importo por ter tido amigos que só o eram (ou não) porque eu os procurava (daqueles que nunca telefonam, nem nunca nos enviam um email...mas que nós teimamos em telefonar e quer continuar a contactar...), não me importo de não ter um grupo enorme,... porque sei que tenho amigos com que posso contar quando mais precisar (e eles também!!).

Amigos para rir, falar, passar o tempo, há muitos... amigos para desabafar, chorar, partilhar, emocionar são poucos, muito poucos. Os amigos somos nós que escolhemos, mas os amigos verdadeiros também nos escolhem a nós!!

3 comentários:

  1. É um texto muito bonito :)

    Eu sempre tive bastante facilidade em fazer amigos porque sou bastante extrovertida. O problema é que como mudava bastantes vezes de escola nunca consegui manter muito bem os amigos que fazia. Além disso, como estou sempre bem disposta há um pouco a tendência dos meus amigos pensarem que não tenho problemas, que estou sempre bem e que nunca preciso de miminhos, o que não é de todo verdade ;)

    Agora na Faculdade encontrei amizades verdadeiras, como tu falas no teu texto, e os meus amigos são como a minha segunda família :)

    Beijinhos e bom Domingo :D

    ResponderEliminar
  2. Pois o meu maior problema foi o andar sempre a saltitar aqui e ali... nunca criei amigos de infância. Os meus melhores amigos vivem TDS longe, por isso o que sinto mais falta na amizade, é o ter alguém perto, para fazermos um jantarzinho juntos, passarmos um serão com jogos de mesa, etc... isso não tenho.

    ResponderEliminar
  3. Eu também nunca tive muita sorte com as amizades e a grande culpada quem é?? Eu!! Porquê?? Porque também sou muito tímida!!!! :(

    ResponderEliminar