quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Tisana de erva luísa

Ontem o meu vizinho velhote ofereceu-me umas laranjitas da horta e uns ramos de erva - luísa (lúcia - lima).



Após ter retirado todas a folhas dos ramos, lembrei-me que na última revista da Bimby estava uma receita de uma tissana de erva príncipe, então adaptei a receita a esta erva:

Tisana 

15g de erva luísa
1 casca de limão (só a parte amarela)
1 casca de tangerina
1 colher de mel
1,5 L de água

Na Bimby a receita é: colocar o chá e as cascas no cesto; a água e o mel no copo e programar 12 min à temperatura de 100ºC; Retirar o cesto e deitar a tissana num recipiente próprio.

Tradicional: Colocar todos os ingredientes numa chaleira e deixar ferver 10 min; Coar tudo e guardar em recipiente próprio.



Gostei mais da tisana enquanto estava quente, e bebe-se muito bem, para quem estiver interessada aqui deixo algumas notas sobre a erva luísa (lúcia lima) que retirei daqui.


Esta planta é  rica em óleos essenciais, relaxa o sistema nervoso e combate enxaquecas, agitação e insónias, além de estimular o apetite (coisa que não precisava!).
Propriedades
A lúcia-lima é conhecida essencialmente pelas suas propriedades digestivas e carminativas (que atenuam o desenvolvimento de gases intestinais). É também um relaxante do sistema nervoso combatendo enxaquecas, nervosismo, agitação e insónias.
Além disso, estimula o apetite e tem uma acção anti-espasmódica sobre o aparelho digestivo, aliviando cólicas gastro-intestinais e também menstruais, contribuindo ainda para aliviar a sensação de vómito. Hipotensora, ajuda a baixar a tensão arterial).

1 comentário:

  1. Gosto imenso de chá de lúcia-lima, mas tisana nunca experimentei ;) Deve ficar bom também ;)

    Beijinhos :)

    ResponderEliminar