terça-feira, 15 de novembro de 2011

Consultas :s

Ultimamente tenho sido frequentadora do centro de saúde, não para as intermináveis filas para marcação de consultas, mas para receber as sessões do pós parto e das massagens do bébé.

Hoje, ao terminar uma das massagens, passei pela sala onde se marcam as consultas e como havia pouca gente decidi esperar para fazer a marcação de uma consulta para a minha filhota (para a ligação escola - centro de saúde), e foi um festival, estive 45 minutos à espera. Aquilo é só para que tem muita paciência. Então descobri que há vários tipos de utentes:
  • Os fura filas - que entram sem olhar para ninguém e resolvem o seu assunto;
  • Os via verde - conhecem a senhora das marcações, dizem-lhe "Olá, Olá" e entram ao mesmo tempo;
  • Os batidos naquilo - que jogam o cartão de utente para a secretária e dizem, "olhe marque-me a consulta para quando der", e vão se embora;
  • Os desesperados - que já lá foram várias vezes para tentar levantar receitas e nunca mais se despacham;
  • Os tótós - que ficam na fila à espera que a dita senhora lhes diga "seguinte!!";
  • Os sabedores - ficam em casa e telefonam a marcar a consulta;
  • Os nervosos -  ficam de pé todo o tempo de espera e andam a assoprar de um lado para o outro (estes podem ou não ter relógio de pulso, que é consultado de minuto a minuto);
  • Os lingua de trapo - que vão contando a sua história de vida a todos os presentes e ainda pedem pormenores da vida dos outros;
  • Os informadores - que fazem questão de colocar os presentes ao corrente das novidades da terra (quem foi assaltado, quem casou, ...);
  • Os desatentos - que são um pouco piores que os tótós, é que ficam na fila e quando chega a sua vez descobrem que afinal a marcação para o seu médico é noutra sala...

Será escusado dizer, que eu fui agraciada na categoria dos.... Tótós!!!!
Porque é que nos privados a marcação das consultas é feita num instante e, em regra geral, com poucos dias de espera??? Sim, que a consulta da miúda é só para daqui a 1 mês (e acho que estou com sorte!!!)

 

2 comentários:

  1. Sei do que falas. Comigo acontece exactamente o mesmo. E muitas das vezes ligam-me no dia anterior à consulta a desmarcá-la. Durante a minha gravidez, não houve uma unica consulta que não tivesse sido desmarcada e a da pipoca dos 4 meses também já foi desmarcada. Isto só visto!

    ResponderEliminar
  2. ahahahah! Eu também sou muitooo tótó! Gostei da categorização! Quem me dera ser uma via verde em tudo :)

    ResponderEliminar