terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

As bolachinhas de pepitas da Joana

Antes de mais, acho que já resolvi o problema da página bloqueada... e mesmo assim continuo sem saber o que passou!!!

Nos meus anos as minhas amigas da escola ofereceram-me uma massagem, numa clínica de beleza aqui da terra, fiquei com o voucher e fui-me esquecendo dele... na semana passada peguei nele e reparei que já tinha passado a validade... ups... até fiquei verde... elas gastam o dinheiro e eu deixo passar a validade??!! Lá fui eu perguntar o que se podia fazer, valeu-me ser cliente e não houve problema nenhum!!

Pelo sim, pelo não, marquei a massagem para hoje, após a escola... adorei, foi muito boa, relaxei, fiquei com um cheirinho bom... e no final, até tive direito a chá com bolachinhas!!!

Após este momento só meu, e depois de ir buscar os míudos, vim para casa e ia direta para o sofá ... mas consegui vencer preguiça e fui fazer as bolachas de pepitas da Joana!!

O bebé ficou comigo na cozinha (tadinho apanhou uma seca) e a mais velha entreteve-se com os tpc e as winx...

Então cá vai a receita
Ingredientes:
  • 240 g de manteiga com sal;
  • 110 g de açúcar branco;
  • 165 g de açúcar amarelo;
  • 2 ovos;
  • 2 colheres de essência de baunilha;
  • 350 g farinha de trigo;
  • meia colher de chá de sal fino;
  • uma colher de chá de bicarbonato de sódio;
  • uma colher e meia de chá de fermento;
  • 380 g de chocolate negro em pepitas.
Confecção
  • juntar a manteiga, o açúcar e o açúcar amarelo e bater durante 3 min até ficar bem cremoso;
  • Adicionar os ovos e a essência de baunilha e bater durante mais 2 min.;
  • Acrescentar o bicarbonato de sódio, o fermento, o sal e a farinha e incorporar bem;
  • Juntar as pepitas de chocolate e mexer até ficar bem distribuída;
  • Fazer bolinhas com a massa e colocar num tabuleiro coberto com papel vegetal;
  • Levar ao forno pré aquecido a 180ºC durante 14 min.;
  • Retirar o tabuleiro do forno e deixar arrefecer 2 min,;
  • Retirar as bolachas ainda sobre o papel e colocar sobre uma superfície fria;
  • Deixar arrefecer pelo menos 3 min.
Foto reportagem :)


 A massa antes de ir para o tabuleiro (não consegui fazer bolinhas com as mãos pois a massa estava pegajosa)


Consegui um monte de bolachas, apenas fiz uma asneira... o meu forno é muito pequeno, e tenho que fazer muitas fornadas... e coloquei muita massa nas primeiras bolachas, pelo que não ficaram muito estaladiças (a filhota adorou porque eram moles!!)


As bolachinhas seguintes já sairam bem, muito estaladiças e a notar-se bem o chocolate...


Mais uma vista da quantidade de bolachas!!



E as bolachas já guardadas... e aprovadissimas ;)

Obrigada Joana pela receita, e por fazeres com que "quebrasse" a minha dieta ... pois já trinquei 6 destas bolachas... por este andar só perco os kilos que tenho a mais daqui a 40 anos!!!

3 comentários:

  1. Olá Ana! :D

    Muito obrigada por teres participado no meu desafio, as tuas bolachinhas parecem deliciosas! :D Ainda bem que correu tudo bem :) Quando eu as fiz aproveitei para levá-las para Edimburgo connosco, e assim não fui só eu que engordei! :p

    Também gosto muito de massagens, e gosto imenso que me ofereçam esses cupões! Pode ser que calhe no dia dos Namorados ;)

    Beijinhos e tem um óptimo dia! :D

    ResponderEliminar
  2. só a mim ninguém me oferece massagens!!!LOL
    Agr a sério, as tuas bolachinhas têm um aspeto delicioso!!! Posso ir ai provar? hehe
    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só combinar... mas aí tenho que fazer mais que estas já quase se foram!! ;)

      Eliminar