quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Um jantar diferente

Tenho andado ausente por me ter metido num curso online de Física e Matemática. Achei que me fazia falta esta formação, e sendo gratuita ainda ajudou na decisão.

Até junho andarei entretida (...ou talvez não) espero não me arrepender, pois não gosto de desistir das coisas... pelo menos entusiasmo não me falta... tenho pena de morar aqui tão longe de tudo, em especial a nível de formação, não gosto de me sentir acomodada!!

Numa destas noites, para desanuviar e quebrar a rotina, juntei-me à filhota e fizemos o jantar!!

Bonecos de hambúrguer no forno

Ingredientes

2 a 3 fatias de pão
leite magro qb
300 g de carne picada
3 fatias finas de fiambre picado
2 dentes de alho
1 cenoura
1-2 ovos (só usei 1)
tomilho (não usei)
sal 
sementes de sésamo

Confeção

Amoler as fatias de pão num pouco de leite morno;
Misturar muito bem a carne com o fiambre picado, os alhos muito picados e a cenoura ralada;
Juntar o ovo e algumas folhas de tomilho;
Misturar todos os ingredientes e temperar com um pouco de sal;
Moldar os hambúrgueres em forminhas variadas (eu só usei corações);
Passar os hambúrgueres pelas sementes se sésamo;
Colocá-las num tabuleiro untado com creme vegetal;
Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC.

E o resultado foi este (ficaram um pouco secos, pelo que devia tê-los deixado menos tempo no forno)



Enquanto esperávamos pelos hambúrgueres preparámos a sobremese

Crumble de pêras, maçãs e morangos

Ingredientes

2 pêras grandes; 
2 maçãs grande;
Morangos (qb);
1 colher de chá de canela;
150 g farinha;
80 g açúcar amarelo;
80 g de creme vegetal

Confeção

Colocar num recipiente as pêras e as maçãs descascadas e cortadas aos bocadinhos;
Tapar e levar ao microondas até estarem tenras (mexer de minuto a minuto);
Retirar do microondas e desfazer com um garfo;
Juntar os morangos cortados às rodelas;
Polvilhar com canela;


Misturar o acúcar com a farinha;
Juntar o creme vegetal cortado aos bocados e trabalhar com as pontas dos dedos até a mistura parecer areia grossa (eu deixei passar essa parte e a mistura ficou mais grossa);
Espalhar a "areia" pela fruta  e levar ao forno até dourar a crosta (+/- 30 min a 180 ºC)

Acompanhámos os hamburgureres com massinha e salada.  


Os muídos adoraram a sobremesa!!!


Estas receitas foram retiradas do livro "Todos para a mesa!" de Helena Cid. O crumble foi adaptado, pois na receita original apenas tinha pêras e amoras.

Este é um livro bastante interessante, pois a autora é nutricionista e relacionou a teoria (que explica resumidamente) com receitas deliciosas!!
E assim se fez um jantarzinho muito saboroso e diferente!!

3 comentários:

  1. Adoro crumble !! Com morangos tenho que provar, já fiz com marmelos, ameixas, maças, tenhoq ue experimentar essa receita ;o)

    Boa formação ;o)

    ResponderEliminar
  2. Mmmm que giro, gostei da ideia das hambúrgueres. =)

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito das duas receitas :) Os hambúrgueres ficaram mesmo amorosos :D

    Beijinhos e tem um óptimo dia :D

    ResponderEliminar