quinta-feira, 6 de junho de 2013

dos professores

Sou professora porque assim decidi.

Tirei um curso para isso, tendo nota para outros cursos socialmente mais reconhecidos.

Trabalho há 15 anos, nestes anos já deveria estar num escalão 2 x acima daquilo que estou hoje, aliás, hoje ganho quase tanto como no 1º ano de aulas. Há 7 anos sem uma progressão e sendo avaliada para tal todos os anos.

Somos uma classe desprestigiada. "Qualquer um pode ser professor", dizem. "Estão sempre de férias", dizem. 

Das poucas vezes que somos uma classe unida, os meios de comunicação dão a entender, que nos unimos porque não queremos trabalhar...

... trabalho mais de 40 horas por semana, só tenho um mês de férias (como qualquer outro), os alunos vão de férias e na escola continua-se a trabalhar (muitas vezes das 9 às 5, sem horário definido), temos que comprar o material de trabalho (onde é que se vê alguém numa empresa comprar o material de escrita, dossier, folhas... para levar para o trabalho?), há quem dê aulas em condições deprimentes,...

... e depois ouço apelos do governo para não prejudicarmos os alunos? Para não fazermos greve aos exames?!

Então e o que eles fazem aos alunos? Tiram os empregos aos pais, colocam-nos em turmas de 30 alunos com professores que têm mais 7 ou 8 turmas, tiram-lhes os abonos de família, não lhes dão perspectivas de futuro, não diminuem as propinas, aumentam os custos os acesso à saúde... pelo amor de Deus...

... se o exame não se realizar nesse dia, haverá marcação do mesmo noutro dia... não será o fim do mundo... os meus alunos percebem, compreendem e apoiam. Sabem que se está a lutar pelo futuro do país, pela qualidade na educação, a educação que (conjuntamente com a saúde) deveria ser a base de uma sociedade!

Tenho pena de estar numa profissão em que os meus superiores me acham descartável (e ainda afirmam que isso é bom!)... mas tenho a certeza de que, mais tarde ou mais cedo, a sociedade irá reconhecer o trabalho dos professores... tenho fé nisso!


3 comentários:

  1. eu acredito no trabalho dos professores! beijinhos Ana!

    ResponderEliminar
  2. Tenho muito respeito pelos professores e acho avassalador o que está a acontecer à classe, e sim os maiores prejudicados serão sempre os alunos. A mimha do meio entrou para o primeiro ano para uma turma de 26 alunos.Não se faz! Nem aos alunos, nem à professora.

    ResponderEliminar
  3. Qd puderes envia-me o teu mail please, tenho uma coisa para te enviar (edc_magda@hotmail.com) beijinhis

    ResponderEliminar