sábado, 26 de novembro de 2011

Inacreditável!!

Pois é, agora é o bébé que está completamente constipado, por isso ontem fui ao pediatra, e ele receitou umas gotas para o nariz e outras para a tosse.

Cheguei a casa e fui directa à farmácia comprar a medicação e perto da hora de jantar dei-lhe as gotas para a tosse. Até aqui tudo normal... como reacção ao medicamento o bébé chorou, tossiu... foi um festival... até que perto da meia noite dormiu!

Quando me fui deitar ainda arranjei energia para escrever a posologia nas caixas dos medicamentos e, decidi ler as bulas. Comecei com o levotuss, que era para a tosse, e vi que para o peso do meu bébé tinha que dar 3 gotas, 3 x ao dia, foi aqui que me comecei a passar, é que o médico tinha passado 15 gotas, achei grande a diferença de gotas. Como, por sorte, os medicamentos não eram comparticipados, tinha a receita em casa. Lá fui eu verificar novamente o número de gotas, e eram mesmo 15... reparei então no nome do medicamento e... não era o mesmo... o que o médico prescreveu era o lisomicin (estava escrito à mão, mas era perceptivel). Fui correndo para a net, pois podia ser um genérico, não era, o princípio activo era outro... comecei a ficar mal disposta, pois dei, de uma só vez, a dose para uma pessoa de 46 kg!!! O farmacêutico tinha-se enganado no medicamento!!!!

Lá telefonei à minha cunhada, que é médica (mas está mto longe da minha terra) e ela ficou passada... disse para eu controlar os batimentos cardíacos do bébé e para ver como estava o seu estado animico, felizmente estava tudo OK! O medicamento prescrito era para fluidificar as secreções e o outro era para fazer o oposto...

Mas como podem calcular, não preguei olho toda a noite. O bébé acordou um pouco pior...

Nem quero imaginar o que teria sucedido se eu não tivesse a receita, ou que não tivesse lido a bula... nunca mais confio ... vou tirar cópia das receitas antes de as levantar... e vou confirmar sempre o nome dos medicamentos!!

Hoje fui reclamar à farmácia, pediram-me desculpa, o senhor que se enganou disse que tinha apanhado o medicamento ao lado, que podia acontecer um engano... fiquei passada... então e se tivesse apanhado uma medicação para a hipertensão, ou para outra coisa qualquer???!!
Não ganhei para o susto (que podia ter sido mais que isso). Amigas, não se fiem!!

1 comentário:

  1. ai linda! que situação... já tinha lido no forum mas deixei para comentar aqui. Realmente há com cada uma, dá é vontade de fazer queixa formal desse senhor. Quem trabalha com a saúde tem de ter atenção redobrada, ainda mais tratando-se de um bebé...ó senhores!!!! as melhoras para o teu pequenino!!!!

    ResponderEliminar